segunda-feira, 22 de março de 2010

TREMOÇO - O FUNGICIDA NATURAL

Tremoço - O fungicida natural

Uma empresa de investigadores Portugueses, coordenada pela investigadora Sara Monteiro, descobriu um novo uso para o tremoço, produzir um potente fungicida natural.

© COTEC Portugal
Extraído do tremoço, o novo fungicida é detentor de uma eficácia, no mínimo, invejável: «Os ensaios de campo demonstraram que a nossa proteína tem uma eficácia de 86% contra o apodrecimento do morango, enquanto que os fungicidas químicos apenas chegam aos 60%», assegurou a investigadora. (in http://www.cotecportugal.pt/)
Além da enorme vantagem de ser natural e mais potente que os fungicidas sintéticos, este fungicida:-Não é tóxico-Aplicável a um largo espectro de alimentos -Os alimentos tratados podem ingeridos sem tratamento prévio uma vez que é um agente natural-O manuseamento é mais seguro uma vez que não necessita de equipamentos de protecção (ex.máscara etc.)
De um ponto de vista biológico, era mais que lógico esta descoberta, mas a Investigadora Monteiro foi a primeira! Já alguém viu um tremoço (ou outra planta) contaminada com fungos quando está a germinar?

As defesas naturais das plantas na fase de crescimento têm potentes bactericidas e fungicidas naturais que impedem que sejam contaminadas nas suas fases iniciais de vida.
Quando estiver a beber uma cerveja com um pires de tremoço, vou pensar em ciência! E como descobrir uma ideia tão simples que possa gerar milhões de dólares, euros, reais, etc etc!

2 comentários:

  1. ou seja como já pouco se come tremoços a acompanhar o fino ... comprova-se que muitos cérebros deste pedaço à beira mar plantado, estejam cheios de fungos.

    ResponderEliminar
  2. será que pode ser usado em desinfetantes e desinfectantes de ambiente e como extraí-lo.

    Se tiver uma resposta mande um email para fispir@pop.com.br

    ResponderEliminar