segunda-feira, 5 de abril de 2010

As pessoas que trabalham para o Estado vivem num mundo à parte

As pessoas que trabalham para o Estado vivem num mundo à parte. Dos senhores do lixo aos pilotos da TAP, esta boa gente não percebe a raiva que causa cá fora


Os trabalhadores do Estado vivem numa realidade paralela, numa espécie de twilight zone dos direitos adquiridos. E esta realidade alternativa vai desde os senhores do lixo até aos pilotos da TAP. Estas pessoas não compreendem a realidade do país, nem querem compreender. Agarram-se apenas a uns papéis onde está escrito "direito adquirido". Estas pessoas não querem saber da "economia real", essa idiota que paga os "direitos adquiridos".


As sucessivas greves da "Função Pública" revelam aquilo que é visível desde 2008: a famosa crise não destruiu o liberalismo. Destruiu, isso sim, o Estado Social tal como o entendemos. A esquerda e a direita 'reaça' não queriam perceber que o tal capital financeiro internacional era aquilo que estava a alimentar o Estado Social (através da compra da dívida dos países). Sem esse capitalismo global, não haveria Estado Social tal como o conhecemos. Mais: foi o tal capitalismo global que colocou um cartão de crédito no bolso de cada um de nós. Que atire a primeira pedra aquele que nunca pecou com o dito cartão de crédito.
...
HR - Expresso
Gostava de ter escrito isto. FF

4 comentários:

  1. é tudo uma questão de "treino"!
    os comentários nos jornais até podem contribuir para lhe melhorar o estilo e o conteúdo...

    ResponderEliminar
  2. como os comentários só ficam visíveis após aprovação... deixo outro!

    podia ter comentado de forma anónima... mas não o fiz!
    nunca o fiz em nenhum lado!
    no seu caso, não é só por formação, é também pelo respeito a duas coisas que (penso eu) temos em comum... o SLB e Torres Novas.

    ResponderEliminar
  3. Caro Antonio Almeida
    teria todo o gosto em lhe responder, mas o seu grandiloquente comentário, não me deixa matéria para tal!
    Quanto ao meu estilo, lamento. O meu limitado tempo livre, …, não me permite refiná-lo!

    Cump.,
    Fernando Ferreira

    ResponderEliminar
  4. Pois aqui atiro a pedra, pois até hoje nunca pequei com o cartão de crédito, simplesmente soube evitá-lo como tantos outros deveriam saber fazê-lo. É fácil criticar e querer justificar as coisas de forma tão simplista mas há muito mais para além disso, e criticar quem lhe tira o lixo da porta... haja paciência, eu sou Arquitecto e trabalho por conta própria, mas não entendo essa ignorância de atacar o func. pub. Eles são necessários e não ganham se calhar o que merecem, portanto deve respeitar quem lhe tira o lixo da porta, como aquele que o leva ao destino que escolheu(piloto), caso contrário mude de País, talvez seja melhor... e já agora lembre-se de poupar em vez de gastar o crédito que se calhar depois não pode pagar.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar