quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Snoezelen – o que é?




Snoezelen – o que é? É um ambiente seguro e acolhedor. Snoezelen permite que crianças e adultos com dificuldades, deficiências ou outras limitações, possam usufruir da estimulação sensorial.


A sala snoezelen é um ambiente multissensorial que permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais de cada participante.

Cada participante de snoezelen experimenta auto-controle, descobre a autonomia, reduz a inibição, melhora a auto-estima e reduz a tensão, permitindo o relaxamento e a recuperação, entre outros benefícios.

A origem do snoezelen remonta aos anos 70, pela mão de dois terapeutas que trabalhavam num centro destinado a pessoas com deficiências e incapacidades. Quando surgiu destinava-se unicamente para pessoas com deficiências profundas, para que pudessem ocupar de forma estimulante os seus tempos livres.

No entanto, com o passar do tempo sofreu modificações , o que permite reconhecer a sua validade em todas as áreas de intervenção e de trabalho social, a nível de dificuldades de aprendizagem, com idosos, no autismo, síndrome de down, síndrome de asperger, etc

http://educamais.com/snoezelen-o-que-e/

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Um roubo “legal”. Quem me “roubou”?

Hoje fui “roubado” para encher o bolso a gente, a quem nada devo que vive da contribuição publica de muitos portugueses, como eu.

Muitas pessoas têm receio de afirmar em público esta realidade, por ser politicamente incorrecto; estou-me borrifando para isso!

Sou "roubado" pelos “artistas” principais, dos emails que todos os dias recebemos. Mas ...
Há muitos outros, “enriquecidos” pelo parasita CSilva, que comem de um bolo, para o qual contribuíram com migalhas, alimentado pelo “zé”:

- O autarca que entrou com “uma mão à frente e outra atrás” e agora vale milhões de euros.
- Os reformados, centenas de milhares, – policias, militares, juízes, médicos, educadores de infância e outros funcionários públicos – que aos cinquenta e muito poucos anos, a “vender” saúde, estão (ou foram) reformados, com reformas chorudas, após uns míseros 20 ou 30 anos de desconto. Recebendo mais de 100% do último vencimento !

Ao invés do português “enteado” que tendo tido um maior esforço contributivo, durante 40 anos, apenas receba metade daqueles, o que lhe dá para sobreviver envergonhadamente.


Mas, isto não interessa nada aos donos da democracia… dado que rouba votos!

Que a força divina corrija o que Homem não quer corrigir.


Em linguagem de Intendente, como se chama isto?

Georges Moustaki Ma liberté