segunda-feira, 19 de março de 2012

"Cuba feliz"

É a historia de um Cubano, de nome “El Gallo”. Ele é um cantor “callejero”, que persegue o seu sonho ao longo de todo o país.
El Gallo, convive com as lendas musicais cubanas: estrelas de salsa, rappers dos bairros, grupos de velhos buliçosos, cantores de boleros, músicos de jaz improvisado, bem como o povo camponês.
Nos caminhos e “senderos”, nas estradas, nos pátios traseiros de ruas a abarrotar, a Musica faz parte da sua Vida, desenraizada. El Gallo converte os momentos mágicos em canções que sabe de memoria.
Na sua viagem sem rumo, o cantor conhece uma família de músicos que o recebe como a um irmão e o acompanha no seu caminho.
Através do contacto humano, este homem, (cujo único equipamento é uma guitarra), que vive fora da estrutura social convencional, abre-se e transforma-se, ao descobrir a alegria da musica, dos bailes, a improvisação e a emoção dos trompetes e das sensíveis canções tocadas pelos seus amigos.
Mas pouco a pouco, o solitário cantor, volta á realidade; a vida não é tão divertida como as canções nem tão doce como os cânticos místicos!

El Gallo percorreu toda a Cuba, mas no final do sonho descobre que voltou ao ponto de partida, com o cigarro colado aos lábios … como sonhos oxidados, os navios vão e vêm no porto de Havana…



Eis um documentário que evoca Cuba: a sua musica, a sensibilidade, a alegria e a tristeza do povo cubano, com especial destaque aos trovadores“callejeros”!
Realizado por Karim Dridi, apresentado no “III Festival de Cine Independiente de Buenos Aires”, sendo considerado por alguma critica como documentário de musica “naif”, é na minha opinião, uma óptima continuação de Buena Vista Social Club!



cuba feliz documental,musica cubana,2000