segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DIA mundial da INFÂNCIA

Gostava de ter escrito isto:

De: Carla Costa [mailto:carla.costa@teletu.it]
Enviada: sexta-feira, 26 de Novembro de 2010 22:23
Assunto: I HAVE A DREAM

Olá … queria partilhar com vocês um texto que escrevi estes dias:

Hoje, dia 20 de Novembro, festeja-se o DIA mundial da INFÂNCIA e naturalmente não podia deixar em branco este dia ...

Como é frequente, quando se organizam grandes comemorações, alguma coisa acaba por "falhar" ou ser esquecida. Às vezes esquecemo-nos do bolo, outras vezes esquecemo-nos de convidar alguém, outras vezes esquecemo-nos dos balões, etc, etc. Desta vez foram esquecidos grande parte dos convidados de honra, ou seja, as CRIANÇAS.


Em Itália, por exemplo, cerca de 1 milhão e 700 mil crianças não puderam participar neste grande evento porque estavam preocupadas a procurar de comer; outras estavam em qualquer buraco, a que chamam de casa, cheias de buracos no estômago de tanta fome, cheias de tremores de tanto frio, cheias de tristeza por tanta injustiça; outros deviam de estar perdidos por qualquer rua ou estrada, influenciados por amigos de escola e que são olhados com desagrado por adultos que, ao contrário deles, participaram (muito contentes) nestas celebrações mundiais.
A coisa incrível é que muitas destas crianças têm menos de 11 anos e são abusadas sexualmente, e por essa razão, não puderam participar na sua festa. Outras tantas, não puderam estar presentes porque encontram-se hospitalizados a tratar de lesões físicas e psicológicas, cuja causa são violências domésticas e sexuais a que são submetidas diariamente. Outras ainda não participaram porque vivem sozinhas, fechadas em Lares ou Institutos sem o amor, o afecto e o carinho e sobretudo sem uma família presente que as possa levar e acompanhar à festa.


No Zimbabwe, por exemplo, é normal, por dia, cada 20 crianças, serem violadas e, entre estas, uma é um bebé de poucos dias … Sinal de uma loucura humana completamente devassa e ilimitada, “pobre” e descontrolada.


Outras celebrações são “esquecidas” … Por exemplo, nos Estados Unidos, tantas crianças de origem mexicana, passaram o dia todo a trabalhar a apanhar mirtilos porque têm as mãozinhas pequenas e delicadas, ou seja, mãos perfeitas para recolher os pequenos bagos que, provavelmente serviram para decorar os bolos da sua festa e na qual vão participar crianças menos ocupadas.

Infelizmente, nesta grande festa mundial tivemos tantos ausentes justificados … Poderia falar de inúmeras causas para justificar os não presentes: a mortalidade infantil, o trabalho e a exploração laboral, a falta de escolarização, os maus tratos e abusos sexuais, a guerra, os meninos soldados mas a lista é demasiadamente extensa para ser inserida aqui (…) Mas eu gostava - Ohh, como eu gostava - que uma vez, somente uma única vez, os famosos, os “grandes” e poderosos desta terra que, ainda agora, estiveram reunidos na cimeira de Lisboa, pusessem de lado a hipocrisia e fizessem alguma coisa de sério e concreto para se poder dar uma fatia de bolo a todos os convidados de honra desta festa … evitando assim tanta palhaçada … tantas reuniões, discussões e celebrações … e concentrando todos os esforços para que todas as crianças do mundo - TODAS - em ter, todos os dias, pelo menos uma refeição quente e decente. Ohh como eu gostava !!! Este é o MEU maior SONHO !!!
PS: a todas as crianças do mundo, sobretudo as mais vulneráveis e desprotegidas, as mais sensíveis e desfavorecidas … Um beijo cheio de amor e lembrança, uma abraço cheio de calor & ESPERANCA. E não deixem de sonhar porque o SONHO, quando é forte e intenso … quando é grande e imenso, não só comanda mas muda a nossa vida !!! :)
Carla Costa

- A Carla vive em Milão com o marido e o seu filho Frank, que é uma criança, feliz que ela adoptou
- Na foto uma Cubanita, feliz...
F.






quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Nova proposta de Greve Geral em Portugal

Quatro datas de uma assentada!

1. Dia 20 de Dezembro 2010
2. Dia 7 de Março 2011
3. Dia 26 de Abril 2011
4. Dia 24 de Junho 2011

Esta Greve é convocada pela CoTraMaiSa.
Objectivos: Exigir a implementação de alguns singelos pontos que garantirão a sustentabilidade da Economia Portuguesa e garantirá tambem a Aplicabilidade da Vida em Democracia.
Slogan a entoar nos dias de greve: "Abaixo a existencia de portugueses de Primeira e portugueses de Segunda"!

Eis "as exigencias":
Que todos os Portugueses tenham direito a 1 mês de férias por ano;   que nenhum Português usufrua mais de 1 mês de férias por ano.
Que todos os Portugueses tenham direito a baixa medica por doença;   que todos os Portugueses tenham igual remuneração em baixa: nos primeiros 3 dias 0% e nos 3 dias seguintes 50% do vencimento.
Que todos os Portugueses tenham direito a assistência medica por doença;    que todos os Portugueses tenham ressarcimento igual, na medicina privada: 0%.
Que todos os Portugueses tenham direito a medicamentos comparticipados;    que todos os Portugueses tenham medicamentos com comparticipação igual.
Que todos os portugueses tenham direito a uma reforma condigna;    que todos os portugueses usufruam o mesmo valor de reforma proporcional à sua contribuição na carreira activa; tendo no entanto um "tecto" de valor minimo. Que todos os portugueses se reformem com a mesma idade.    Que todos os portugueses esteja sujeitos aos mesmos criterios de reforma por invalidez.
Que todos os portugueses estejam sujeitos à mesma Lei Nacional do Trabalho: tanto na admissão, como na promoção versus aferição de competencia, bem como na lei de despedimentos.
Que todos os portugueses tenham direito a ter um amigo influente, na coisa publica.
ps1
O Sol quando nasce é para todos?
ps2
Ou há moralidade ou comem todos!


CoTraMaiSa » Confederação dos Trabalhadores da Maioria Silenciosa.