segunda-feira, 9 de agosto de 2010

OSGAS

As osgas não me incomodam; incomodam-me sim, as melgas.
Existem mitos a envolver as osgas. Os alunos de uma escola básica de Faro elucidam-nos:

As pessoas pouco esclarecidas pensam que estes animais são perigosos e venenosos, e por essa razão sempre que as vêem tentam matá-las, o que põe em causa a sobrevivência desta espécie. Um dos meios para ajudar a sua preservação passa pela sensibilização das pessoas para a utilidade destes animais como forma de controlar a população de insectos.
As cerca de 675 espécies de osgas ocorrem nas regiões tropicais, subtropicais e temperadas quentes de todo o mundo. Podem existir em florestas, pântanos, desertos e montanhas; de facto, existem em qualquer zona com insectos suficientes para se alimentarem e em que as noites não atinjam temperaturas muito baixas.
Variam de tamanho entre os 5cm e os 30cm, embora na sua maioria atinjam de 7cm a 15cm. No caso mais geral, as osgas têm a cabeça achatada e corpo com pele macia, coberto de numerosíssimas escamas muito pequenas. Na maior parte dos casos, são animais nocturnos e têm enormes olhos, cada um com uma pálpebra transparente permanentemente encerrada.
Uma hipótese seria a utilização de "ventosas", mas como os pés de osga funcionam no vácuo (onde ventosas não funcionam), esta hipótese não está certa. Outras possibilidades seriam a osga tirar partido do atrito ou de forças electrostáticas, igualmente tal não é a explicação correcta porque as osgas também se seguram a superfícies polidas (com muito pouco atrito) ou quando o ar está ionizado (impedindo a utilização de forças electrostáticas). Também se verificou que as osgas não têm nenhumas glândulas que produzam alguma espécie de cola.
Caminhando nas paredes (e tecto)!
Apesar de para nós (humanos) ser ainda impossível caminhar no tecto da nossa casa, todos já vimos osgas capazes de o fazer. Até agora, sabia-se que este fenómeno é possível devido a uma extraordinária adesividade dos pés destes animais. No entanto, a razão pela qual os pés das osgas são capazes desta proeza tem sido um mistério...
Os cientistas verificaram que as setas formam rapidamente ligações inter moleculares por forças de van der Waals (forças eléctricas relativamente fracas que atraem entre si moléculas que são em média electricamente neutras). Mediram ainda a força que um destes pêlos é capaz de aguentar, concluindo que este valor varia de acordo com o ângulo de aplicação da força.
Se todas as setas de uma osga estivessem em contacto com o tecto, seriam capazes de suportar cerca de 10 kg!! No entanto, rapidamente se libertam quando a força é aplicada num ângulo particular. É um processo semelhante à fita-cola: impossível descolar quando a puxamos verticalmente, mas facilmente se liberta quando começamos numa ponta a puxar num certo ângulo. Este é o segredo que permite caminhar no tecto! Caso não fosse fácil libertar os pés as osgas ficariam para sempre presas no mesmo local...
Bom trabalho.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O fim do "Homem" ?!

Mas kékéisto?!
Parafraseando um colega que me enviou esta peça:

"- Estamos feitos ao bife !!!"

VIDEO:
A familiar debate:
- The superiority of women.
THE END OF MEN ? ?!